Parque Caminhos do Mar
- Aline Harumi Murakami
- 21 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Oiiiiii Gente! Tudo bem com vcs? Quem é vivo, sempre aparece. Rs
Vou contar um pouquinho aqui sobre a Trilha da Cachoeira da Torre, que fica na Portaria de São Bernardo do Campo, no Parque Caminhos do Mar.
Recentemente, esse parque se transformou em uma iniciativa privada, ou seja, uma empresa pegou a concessão do parque por alguns anos e com isso, eles trouxeram alguns novos atrativos para o parque como por exemplo a tirolesa, e essa nova trilha que eu estava muito curiosa para conhecer.
Para fazer a trilha, é necessário fazer o agendamento on-line no site do Parque. O site é www.caminhosdomar.com.br
Acessem o site do Parque que tá bem explicadinho os roteiros, as atrações, como comprar os ingressos!
Existem vários roteiros para conhecer o Parque: o da tirolesa, o passeio histórico, o passeio pela estrada velha de Santos e essa trilha para a Cachoeira da Torre (está faz parte do Roteiro Aventura).
Neste post falarei em específico da Trilha.
A trilha tem aproximadamente 9 kms (ida e volta). Ela se inicia atrás do Centro de Visitantes da Portaria de São Bernardo do Campo. Essa trilha só é feita com guia credenciado do parque. Ao agendar o passeio no site, já está incluso o guia. O valor do passeio foi de 40 reais por pessoa (Março/2024), e para quem vai de condução própria (que eu recomendo), tem o valor do estacionamento, que está 30 reais.
A estrutura do parque é muito boa: tem estacionamento, banheiros, centro de visitantes, uma lojinha com camisetas, canecas, geleias (de frutas da Mata Atlântica), entre outras coisinhas (vale a pena dar uma conferida), e foodtrucks!
Endereço: coloquem no Google (parque caminhos do mar. Quando vcs estiverem perto do parque, vcs passarão por uma estrada que tem muita gente que treina bike ou corrida então vão com cuidado, devagar para não provocar nenhum acidente ali! Da cidade de São Paulo, leva aproximadamente 1 hora e 10 minutos para se chegar lá (80 kms)
Sobre a Trilha
Como eu já disse antes, a trilha tem aproximadamente 9 kms (ida e volta). Os dois primeiros kms são um trajeto plano, mas com muita lama (porque é descampado). Depois, serão várias subidas e descidas até se chegar na cachoeira (lembrando que estamos na Mata Atlântica então o terreno é cheio de serras, mares de morros!)
Considero que seja uma trilha de nível moderado para quem é iniciante no mundo das trilhas, ou para quem não faz atividade física regularmente. A dificuldade da trilha é os sobes e desces (o terreno é acidentado, cheio de pirambeira pras perninhas chorarem kkkk) e é escorregadio (eu escorreguei umas 2 vezes durante o percurso).
Para quem já está acostumado a fazer trilhas, é tranquilo! Por terem 2 horários para esse passeio, lota de gente (de 20 a 40 pessoas no grupo) com 2/3 guias dependendo da quantidade de pessoas.
Recomendo que vcs vão em um dia sem possibilidade de chuva (até porque se chover não tem passeio e vcs terão que reagendar), um dia com o tempo bem aberto para conseguirem ver a região da Baixada Santista de cima da Cachoeira. O visual dessa cachoeira é surreal, ela é um mirante na qual podemos ver a cidade de Cubatão e Santos.
Dá pra se tirar fotos lindas de lá!
Dá pra se banhar lá mas já vá preparado porque a água é bem gelada.
Recomendações (dicas da Haru)
É um passeio que começa de manhã (as 9 horas) e que termina mais ou menos depois do almoço então é importante levar uns snacks, barrinha de cereais, pra aguentar a atividade física. Levem água pra se hidratarem (o corpo agradece). Deixem no carro uma troca de roupa pra depois do passeio, porque vcs estarão molhados ou no mínimo cheio de lama nos pés. Para quem puder, recomendo ir de bota de trilha (dá maior estabilidade, há menos chances de escorregar ou de machucar o tornozelo) e bastões de trilha (pra te ajudar nas descidas e subidas)! E acho que uma coisa óbvia mas vai que né: levem roupas de banho (maiô, biquíni, sunga)!
Aproveitem, tirem muitas fotos e tragam todo o lixo com vcs, a natureza agradece!
Vou deixar aqui as fotos do passeio, e quem se interessar, tem mais informações no destaque do meu Instagram @avida_daharu me sigam lá para mais conteúdos!
Eu chamei muitos amigos para viverem essa experiência comigo e foi legal demais! Caravana da Tia Haru foi concluída com sucesso! Chamei amigos que gostam mto de ter contato com a natureza e outros que estão começando, muito influenciados por mim já que é uma das coisas que eu mais amo fazer na vida! O resultado foi maravilhoso, todos saíram felizes e querendo mais trilhas na vida!
コメント