top of page

Cachoeira do Paraíso - Parque Estadual do Itinguçu

  • Aline Harumi Murakami
  • 15 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de dez. de 2023

E hoje vamos falar de uma das cachoeiras mais democráticas pela sua acessibilidade que já conheci e de uma beleza surreal. Estou falando da Cachoeira Paraíso (é pleonasmo o nome dela), localizada no município de Peruíbe, mais especificamente dentro do Parque Estadual do Itinguçu, na Reserva Ecológica Juréia Itatins. Está distante 25 kms do centro de Peruíbe, pega-se a Serra do Grumari, fica entre Praia de Grumari e Juréia. Tem que pegar um pequeno trecho (alguns kms) de estrada de terra mas que está em um bom estado.

Dista aproximadamente 160 kms de São Paulo, 2 horas e meia de carro até lá! Eu fui na época da pandemia em dezembro de 2020 e fiz um bate volta, não tinha ninguém, então deu pra aproveitar demais!!!!

Chegando no Parque, você tem que passar pelo Centro de Visitantes e lá eles dão uma breve apresentação sobre o parque e a atração. Atualmente, é necessário agendar visitação no Parque Ingressos parques paulistas, vou deixar o link por aqui!

A trilha é autoguiada, muito tranquila, são apenas 350 metros de extensão, em que vc anda por uma passarela de madeira dentro da floresta! É uma excelente trilha pra iniciantes, considero de nível fácil! Recomendo demais!

A cachoeira tem um grande poço (algumas partes bem fundas) com mais de 3 metros de profundidade, ótimo para nadar, quem não sabe nadar, recomendo levar bóias!

No período das 11 às 13 horas é onde o sol bate na Cachoeira então a cor dela vai ficar muito mais verde, então, para os amantes de fotos, esse é o melhor horário para conhecê-la!

Recomendações importantes:

Levem repelente ou comprem por ali porque lá tem muiiiiito borrachudo! Essa é uma informação bem valiosa. Eu mesmo me lambuzando de repelente ainda tive várias picadas!

Não deixem nenhum lixo lá e se avistarem, tragam com vcs! Não deixemos além de pegadas por lá!

Segue o link para agendar a visitação (tem que apresentar o agendamento na portaria e quando eu fui, eles estavam controlando bem o acesso, não sei se era por causa da pandemia, mas fiquem atentos)

e seguem as fotos dessa maravilhosidade que é a cachoeira!



De lá, voltamos para o Centro de Peruíbe, passamos pelo Mercado Central para a minha mãe comprar uns frutos do Mar e ali na avenida principal experimentamos um prato típico de lá que se chama Caldeirada, que é um guisado de peixes com frutos do mar (lembra a moqueca) mas o tempero é diferente! Vem muito e serve bem duas pessoas!

Não me recordo o Nome do Restaurante mas era um dos mais famosos da Cidade! Gostei demais de lá!

Uma delícia né terminar o dia assim, revigorada depois de um banho de Cachoeira!

A vida tá nesses momentos simples!

Mas e aí, quem já foi na Cachoeira, já comeu Caldeirada, já foi para Peruíbe? Me contem aí nos comentários! 😀

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Haruviaja. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page