Pedra Grande de Atibaia
- Aline Harumi Murakami
- 14 de dez. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 20 de dez. de 2023
Olar olar! Criei essa conta pra escrever e contar um pouco das minhas experiências em trilhas e viagens. A primeira parte deste post, deixarei todas as informações básicas sobre a trilha (como chegar, nível de dificuldade) e tudo mais. Na segunda parte, vou deixar os relatos de experiências (então, se vc quiser apenas saber as informações básicas, pode pular essa segunda parte)
Como chegar:
Bom, a Pedra Grande fica localizada na cidade de Atibaia. De São Paulo até lá são aproximadamente 100 kms.
A Pedra faz parte de uma zona de conservação ambiental e está a 1418 metros acima do nível do mar.
Ela fica localizada dentro de um condomínio fechado chamado: Arco Íris. Se você colocar no Google Maps, ele vai certinho! Na portaria, você dá o seu nome e número do RG. Os porteiros e seguranças já estão acostumados com as pessoas fazendo essa trilha então eles já informam qual é o caminho para o início da trilha. Você pode estacionar o seu veículo dentro do condomínio, mais próximo ao início da trilha!
Para se chegar ao topo da trilha, existem 3 trajetos que podem ser feitos: que são:
Trilha Minha Deusa: com 2.5 kms de percurso, é a trilha mais conhecida e cuja maioria faz!
Trilha da Mangueira: com 2.6 kms de percurso
Trilha dos Monges: com 3 kms de percurso
Todas as vezes em que fiz essa trilha, fiz pela Trilha Minha Deusa, então não posso falar muito das outras! A trilha não tem sinalização, e já se inicia com uma subida íngreme, o terreno é descampado o tempo todo, então cuidado com o Sol! São várias subidinhas mas nenhuma com dificuldade técnica!
Lembrando que pra chegar até o topo da pedra grande vc pode subir por trilha ou por carro/moto (mas aí vc teria que pegar uma outra estrada).
Sempre vou privilegiar fazer a trilha por todos os seus beneficios: combate o sedentarismo, contato com a natureza, existem vários lugares ao longo da trilha em que se pode ter uma vista muito bonita da região e são lugares estratégicos pra dar uma respirada! Portanto: façam a trilha! É muito mais interessante, a sensação de ter conseguido superar o desafio é uma boa, de ter subido uma montanha é indescritível!
No topo da Pedra Grande, se vc tiver ainda um fôlego e uma disposição, mais uns 15 minutinhos vc chega no ponto mais alto que se chama Pedra Rachada! Recomendo! Quem subiu até a Pedra Grande, sobe até a Pedra Rachada!
Para pessoas que já estão acostumadas a fazer trilhas, a subida é de aproximadamente 2 horas (para mais ou para menos) dependendo do condicionamento físico. Para pessoas que não estão acostumadas, talvez leve mais tempo mas o importante no final é subir, chegar e ver a vista maravilhosa lá de cima!
Recomendações:
Não acho que seja uma trilha para quem nunca fez e para quem é sedentário, acho que outras trilhas podem ser melhores como o Pico do Jaraguá ou a Serra da Cantareira - Núcleo Pedra Grande!
Aconselho levar boné (pra se proteger do sol), protetor solar, levem bastante água, comidinhas (para não abaixar a pressão e a glicemia) - sempre levo algum docinho pra dar um "up" no final! Para aqueles que já estão mais acostumados com trilha e já tem esses equipamentos, recomendo levar tanto o bastão de trilha (pra dar uma suavizada nas subidas) quanto botas para trilha (calçado) porque o terreno é bem escorregadio, então, a bota pode te dar uma boa segurança no pé!
Recomendo verem o Wikilok (lá tem vários mapas de pessoas que já fizeram a trilha e tem todas as informações como se fosse um GPS do trajeto mesmo). Ele é um aplicativo muito confiável para quem vai fazer trilha por conta própria (deixando bem claro: pessoas que são experientes em trilhas em diferentes lugares; não recomendo para iniciantes) - para iniciantes: sempre bom ou fazer com uma agência de ecoturismo ou ir com alguém que já fez a trilha e é mais experiente!
Se vc quiser ficar até tarde para ver o pôr do sol, leve lanterna para a volta!
Traga todo o lixo, ajude a causar o mínimo de impacto possível na natureza!
Agora vamos para o relato!
Primeira vez fazendo a trilha:
Fiz em Setembro de 2012 (há 11 anos atras). Sempre tive MUITO o espírito aventureiro ao mesmo tempo que tinha muito medo de altura....rs
Na época eu era sedentária, com uns kilinhos a mais, estava começando a ter o hábito de fazer trilhas e essa Trilha da Pedra Grande já estava na minha listinha há MUITO tempo! Resolvi chamar alguns amigos e marcamos de fazer a trilha. Espero que este relato sirva pra que as pessoas façam o contrário do que eu fiz! Kkkkk
Começamos a trilha muito tarde, quase na hora do almoço e algumas pessoas do nosso grupo passaram mal porque tava muito quente (o sol tava rachando) e lembram quando eu falei que o lugar é totalmente exposto (não tem muitas árvores pra se abrigar), pois então....Tivemos que fazer algumas paradas pra se recompor, pra comer, pra se hidratar e demorou bastante.. e fora que eu era muito sedentária, então pra mim, as subidas foram muito pesadas! Não sei o que fizemos de errado (qual caminho errado que pegamos), só sei que nos perdemos e fomos chegar quase no pôr do sol, umas 16:30/17:00! Chegando na base da pedra eu tive muito medo de subir devido ao meu medo de altura (foi superação ali, subi chorando). Mas o visual compensou muito! Lá tem muita gente que salta de parapente então vimos muitos pontinhos coloridos no céu! Lindo demais! O pôr do sol foi espetacular! Tempo aberto, sem nuvens!
E pra descer? Que perrengue! Eu já estava totalmente exausta, não tínhamos levado lanterna (ou seja, tivemos que usar o celular como luz)... eu tava tão cansada que ia me arrastando, descendo de bundinha de medo e de exaustão (que fase). Até que chegamos lá embaixo era umas 21 horas! Ou seja, fizemos tudo errado! Aprendam com os erros dos outros...kkkk
A segunda vez foi neste ano, em Agosto de 2023 e a experiência foi totalmente outra (ainda bem): foi muito mais tranquila! Eu já tinha trabalhado muito mais meu medo de altura, não era mais sedentária, já tinha feito muito mais trilhas do que da primeira vez.
Subimos a trilha em mais ou menos 1 hora (foi muito mais rápido, muito mais tranquilo, não nos perdemos, estávamos com Wikilok)! Resolvemos não ficarmos até o pôr do sol.
No dia estava tendo Rocky Mountain e vimos uma galera muiiiiito forte subindo correndo (42 kms) ou subindo com os equipamentos de parapente nas costas! Que galera guerreira, impressionante a força! Dá até uma motivação ver essas coisas né?
Seguem fotos da primeira vez:
E agora da segunda vez:
Existem mais fotos da Pedra Rachada:
E aí, já fez essa trilha? Me conta nos comentários como foi a experiência, ou se tiver mais alguma dúvida sobre a trilha, comente tbm! ;)
Me sigam tbm no Instagram: @haru.viaja
コメント